Residência OSH / OTP arquitetura

Residência OSH / OTP arquitetura - Janela, Fachada
© Guilherme Pucci

Residência OSH / OTP arquitetura - CadeiraResidência OSH / OTP arquitetura - Janela, Cadeira, Mesa, FachadaResidência OSH / OTP arquitetura - Janela, Escada, Fachada, CorrimãoResidência OSH / OTP arquitetura - Janela, ConcretoResidência OSH / OTP arquitetura - Mais Imagens+ 19

Araçoiaba da Serra, Brasil
  • Arquitetos: OTP arquitetura; OTP arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guilherme Pucci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Izabela vidros, Japan Glass, Mastersol, Unique

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de sobrado implantado em um terreno de 250 m² no interior paulista, por se tratar de um terreno relativamente pequeno, o maior desafio de concepção era a criação de uma residência com áreas integradas onde não houvesse essa sensação. A fachada é composta por um volume superior sóbrio, apoiado por 02 pilares de concreto armado na garagem coberta, gerando um balanço de 2,70 metros, buscando leveza para o conjunto, optou-se pela instalação de um brise soleil metálico controlando a incidência solar e gerando unidade estética para a fachada.

Residência OSH / OTP arquitetura - Cadeira
© Guilherme Pucci
Planta Térreo
Residência OSH / OTP arquitetura - Janela, Tijolo, Fachada, Terraço, Corrimão
© Guilherme Pucci

No volume inferior um grande painel em alucobond se estende por toda a frente do terreno conformando um embasamento longitudinal, integrando as portas de entrada, serviço e quintal. No interior da residência os ambientes da cozinha, sala de jantar e estar são diretamente integrados e permeados pelo jardim lateral, buscando trazer a vegetação para o interior do projeto. Uma grande caixilharia camarão proporciona a abertura completa da sala de estar para o quintal e a área de churrasqueira no fundo do lote, unificando visualmente a residência da sua entrada até seu término.

Residência OSH / OTP arquitetura - Janela, Escada, Fachada, Corrimão
© Guilherme Pucci

O pavimento superior apresenta o volume intimo do projeto, com 02 suítes acessadas através de uma sala de tv e um escritório totalmente abertos para o grande pé direito duplo formado pela sala de estar, tal solução buscou evitar o desperdício de espaços com grandes corredores.

Residência OSH / OTP arquitetura - Janela, Cama, Dormitório
© Guilherme Pucci

A transição entre o pé direito comum e o pé direito duplo acontece através de uma grande caixa de marcenaria ripada, o pé direito comum na sala de jantar busca maior conforto e o pé direito duplo na sala de estar gera melhor insolação e aeração no ambiente, além de integrar socialmente o pavimento térreo ao pavimento superior. Na área de churrasqueira optou-se pelo apoio da laje com pérgolas através de um único pilar central, o travamento da estrutura se da através das 02 vigas longitudinais da cobertura. A parede do fundo do lote foi revestida com mosaico em relevo, criando um grande painel voltado para a área social.

Residência OSH / OTP arquitetura - Mesa, Cadeira, Iluminação, Prateleira, Bancada, Escada, Corrimão
© Guilherme Pucci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência OSH / OTP arquitetura" 22 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913555/residencia-osh-otp-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.